top of page
Buscar
  • Foto do escritorAcademia Evidence

Super cafés..será mesmo que valem a pena?





Como tudo na nutrição, a resposta é: "depende."

Porém... para esse produto sou mais tendenciosa a responder que não e explico.


1º: financeiramente é um produto mais caro e esse custo-benefício não costuma compensar. Se você pegar todos os ingredientes e tomar separadamente, os efeitos serão os mesmos e você gastará menos.


Ainda assim, eu não costumo recomendar o uso desses suplementos dessa forma...


Sob o ponto de vista fisiológico, não há evidencias científicas a respeito do sinergismo entre todos esses compostos... E aí eu te pergunto: o quanto existe de efeito placebo aí?


O que observo hoje na prática é a grande influencia da mente e da motivação intrínseca para “ganho de energia e disposição”. Então procure observar seus pensamentos 💭 e o quanto eles se relacionam com a sua disponibilidade para determinada tarefa.


❓ Independente da eficácia ou não, é importante sempre nos questionarmos o propósito do uso de tal suplemento. É energia que você quer? Foco? Efeito termogênico?


🧐 A partir daí podemos brincar com os recursos ergogênicos que temos hoje disponíveis e testar no seu corpo esses efeitos, mas de forma consciente e responsável. Para que você possa realmente avaliar o efeito de cada um isoladamente e assim decidir se gosta da forma como se sente com seu uso.


Pensando no efeito termogênico que esse suplemento diz ter, ele exercerá esse efeito nos 1os dias de uso, porém com o uso crônico os efeitos vão reduzindo. ☕ Assim é o funcionamento da cafeína = o seu corpo se habitua a ela e para que ele responda da mesma forma anterior você precisa aumentar a dose. Por isso que esses produtos ou qualquer outro que se diga “termogênico” não exerce efeito significativo no aumento do seu gasto energético.


A partir desse entendimento já fica claro que pensando em disposição esses produtos também exercerão seus efeitos num 1º momento, mas o longo prazo perdem a eficácia.


Se é foco que você quer, existem recursos ergogenicos que podem sim ajudar nisso, como a taurina. E aí de novo: por que não suplementarmos taurina separadamente se o intuito é foco?


Eu gosto da cafeína para uso pontual, em momentos de maior cansaço. Mas como uso crônico ela pode prejudicar o seu descanso e trazer uma agitação extra para o seu dia, que nem sempre é bem-vinda. Pode ainda trazer desconfortos gástricos e mascarar um descanso que o seu corpo está gritando que precisa.


🗣️E aí eu reforço: galera... vamos ouvir mais o próprio corpo? Se ele clama por descanso e você não está dando, sua imunidade pode baixar, o risco de lesões pode aumentar e aí você precisará fazer uma pausa forçada, já que o seu corpo estará incapacitado de continuar nesse ritmo.


Em 2º lugar, acho que eles não valem a pena pois nem sempre possuem um sabor muito agradável... Então se você gosta de café, aproveite para degusta-lo.


Maaaas... se você gosta do sabor e da praticidade que esses produtos oferecem, aí taaalvez, de repeeeente, pode compensar... Mas ainda assim eu avaliaria a lista de ingredientes 🔍 para entender melhor.


E por último, não se iluda. O principal é arrumar a casa. Ter uma alimentação balanceada, cuidar da saúde mental... Qualquer suplemento entra como cereja do bolo.


.

.

.


324 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page